segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como a Prefeitura de SP lida com a inclusão digital


Políticas públicas são praticadas de modo a atender as demandas da sociedade. Elas vão desde o apoio às atividades agrícolas e industriais até as ações de inclusão social. Tendo em vista esta premissa, fomos conhecer o trabalho que a prefeitura paulistana desenvolve no sentido de oferecer à população menos favorecida o acesso ao mundo digital.

Em junho de 2001, a população do bairro de Cidade Tiradentes juntamente com a representação do governo municipal instalou o primeiro telecentro num dos prédios da COHAB daquela região. A partir desta experiência, a prefeitura passou a escolher os locais de acordo com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano mais reduzido, para a continuidade do Plano de Inclusão Digital. Segundo esta pesquisa, os bairros da periferia, principalmente aqueles em áreas de notável exclusão social, foram os mais contemplados com a instalação desses telecentros.

De acordo com Uebe Rezeck, responsável pela Secretaria de Participação e Parceria, a cidade conta atualmente com 441 telecentros. Em cada unidade, são disponibilizados cerca de 20 computadores e profissionais para o auxílio aos usuários.

Para a Coordenadoria de Inclusão Digital da secretaria, os cursos e serviços mais procurados são os de introdução à informática, digitação, editor de texto - Writer, editor de planilha - Calc, (que são softwares livres – parecidos com o pacote Office), pesquisa na rede, e-mail e introdução à arte digital e gif´s.

No Céu Formosa, que fica na Zona Leste de São, o telecentro é aberto a toda comunidade e com os mesmos serviços citados pela Secretaria de Participação. Ele é aberto todos os dias, inclusive aos finais de semana.

Nossa visita ocorreu manhã de um sábado e pudemos observar que o acesso às máquinas é fácil e gratuito, devendo ao usuário apenas apresentar um documento de identificação para cadastro.
Luiz Fernando, um dos usuários do telecentro do Céu Formosa, destacou a oportunidade de acesso à internet gratuita e também a importância dos cursos de qualificação profissional ministrados ali.

Nesta unidade que fora inaugurada em junho de 2011, já existem mais de 1100 usuários cadastrados, sendo 36% deles do sexo masculino, 40 % com o ensino fundamental e 29% na faixa etária entre 11 e 16 anos. Através do telefone 156, os cidadãos podem obter informações sobre os endereços dos telecentros espalhados pela cidade de São Paulo.

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