quarta-feira, 18 de abril de 2012

Se bem trabalhadas na web, ideias criativas podem gerar bons lucros

Mais do que uma área de lazer, a internet é um campo amplo e promissor tanto para quem deseja expandir seus negócios, quanto para aqueles que pretendem desenvolver uma nova fonte de renda. Antes de qualquer coisa, é preciso analisar minuciosamente o nicho de mercado escolhido e seu público-alvo - isso só para citar alguns exemplos - e escolher qual plataforma será utilizada, que pode ser um site, blog ou alguma rede social. Independente da escolha, as principais características necessárias para quem deseja explorar esse novo mercado são criatividade e originalidade. Exemplos é o que não faltam para mostrar como uma ideia simples pode se transformar em empreendimentos de sucesso.

Quando estava no colégio, a paulista Patrícia Dias, hoje publicitária formada pela Cásper Líbero com MBA em Varejo de Moda pela Anhembi Morumbi, sempre teve vontade de customizar seu All Star com uma imagem da sua banda favorita. Mesmo com poucos recursos, ela percebeu que, além de ter “reciclado” seu tênis, essa ideia caiu no gosto dos seus colegas “os amigos e colegas do colégio gostaram e pediam para eu fazer o mesmo nos tênis deles. Os pedidos foram aumentando e as técnicas sendo aprimoradas com o tempo”, conta a publicitária.


Matéria sobre os tênis customizados no site oficial do All Star
De olho no crescente interesse, Patrícia Dias investiu nos seus produtos e chegou até a comercializá-los em um site de vendas e leilões, no qual obteve avaliações positivas de todos os clientes atendidos. Hoje, ela mantém o site “Rock Your Converse”, que já atingiu a marca de 400 pares vendidos no Brasil, além dos itens exportados para Itália, Japão, Reino Unido, entre outros países. Umas das ferramentas que a publicitária adotou para divulgação de seus produtos foram as redes sociais, na Fan Page criada no Facebook, por exemplo, mais de 2 milhões de pessoas curtiram o projeto.

Em alguns casos, o “gancho” para criar um negócio de sucesso pode aparecer de onde menos se imagina. O blogueiro Luide Matos Jr., um dos responsáveis pelos sites “Não Salvo” e “Amigos do Fórum”, conheceu o mundo dos blogs ao pesquisar mais sobre o assunto no ano de 2007, e gostou tanto que não largou o ofício até hoje. Com um reconhecimento abrangente na internet - para se ter uma ideia, somente o “Não Salvo” conta, hoje, com mais de 337 mil seguidores no twitter e 431.267 “likes” no Facebook - a estratégia utilizada para mantê-lo sempre atrativo é simples: basta ficar atento ao que acontece no mundo, principalmente pelo twitter que tem como característica principal o imediatismo. Fazendo isso, tanto o Luide quanto os seus amigos que ajudam a manter o blog vivem, exclusivamente, da renda obtida com o “Não Salvo”.

Mesmo seguindo vertentes diferentes, ambos tem um aspecto em comum: acreditam, veementemente, que a principal característica para ter sucesso na internet é o respeito ao leitor e/ou cliente. Na opinião da publicitária Patrícia Dias, o respeito é primordial e, logo em seguida, vem o tratamento durante e após a compra. Segundo ela, o tratamento direto com o cliente neste processo ajuda a fidelizá-lo e tornar a empresa ainda mais confiável.

Para o consultor e psiquiatra Roberto Shinyashiki, essa área está em ascensão no Brasil mas encontra-se em um estágio inicial, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo, onde os negócios virtuais estão em ascensão e abrangem, essencialmente, a área de educação.

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